O site health.com consultou vários especialistas e nutricionistas para elaborar esta lista fundamental para quem quer começar o dia de forma saudável. Toda a gente sabe que o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia, por isso, deve juntar logo de manhã na mesma refeição “bons” hidratos de carbono, fibras e alguma proteína. E quais são os milagrosos alimentos que devemos comer ao pequeno-almoço? Conheça os alimemtos que health.com escolheu.
Iogurte Grego
Este delicioso e cremoso iogurte está carregado de cálcio e proteínas (praticamente o dobro das que existem num iogurte normal), o que o vai manter cheio durante toda a manhã. O ideal é escolher um iogurte grego natural e light, claro, e junte-lhe fruta fresca.
Papas de Aveia
A aveia é rica em beta-glucano, um tipo de fibra que ajuda a reduzir os níveis de colesterol. Além disso, tem ómega 3, potássio e ácido fólico. Evite as aveias com sabores. É muito mais saudável se usar um fio de mel para adoçar e decorar com fruta fresca ou frutos secos, como nozes e amêndoas.
Toranja
Se estiver de dieta, saiba que a toranja pode tornar-se o seu melhor amigo. É rica em antioxidantes, é hidratante, saciante, queima calorias e acelera o metabolismo. Chega a ser irritante a quantidade de benefícios! O ideal é comer a toranja com uma proteína como o iogurte ou ovos, por exemplo. Ou então, comece bem o dia com um sumo detox de toranja e beterraba.
Bananas
Ricas em amido, quanto mais verdes melhor. Super saciantes, têm potássio e ajudam a baixar a tensão arterial de uma forma natural. Ficam tão bem por cima de uma taça de cereais (integrais, pois claro) ou de umas papas de aveia!
Ovos
Depois de terem sido acusados de serem o inimigo público número um do colesterol, agora são aclamados por serem uma saudável fonte de proteínas e de nutrientes como a vitamina D. Por isso, toca a comer ovos ao pequeno-almoço.
Manteiga de Amêndoa
Para quem não come ovos ou laticínios, a manteiga de amêndoa é uma excelente alternativa: rica em proteínas e em gorduras boas (monoinsaturadas), é pura e simplesmente deliciosa: numa fatia de pão integral, com uma banana ou até mesmo com uma maçã. Tal como a manteiga de amendoim, a manteiga de amêndoa tem cerca de 100 calorias por colher de sopa, o que é uma pena, mas tem menos gordura saturada.
Melancia
É uma das melhores formas de hidratar logo de manhã. Tem um nutriente impronunciável que é bom para a visão, para o coração e para a prevenção do cancro. O melhor de tudo? Só tem 40 calorias por fatia o que lhe dá entrada direta para a lista dos alimentos com “calorias negativas”, já que, em vez de acrescentar, queima calorias durante a digestão.
Sementes de Linhaça
Cada vez que juntar sementes de linhaça a uma taça de cereais ou a um smoothie está a transformar o seu pequeno-almoço numa autêntica mina de ouro de ómega 3. Bastam-lhe duas colheres de sopa e já ingeriu a dose diária recomendada. Ricas em fibras e antioxidantes, há quem defenda que ajudam a prevenir o cancro da mama.
Mirtilos
Ricos em antioxidantes, ótimos para a memória, pressão arterial e metabolismo, e baixos em calorias
Morangos e framboesas
também recheados de vitaminas, fibras e antioxidantes, e pouco calóricos
Café
a combinação da cafeína e dos antioxidantes tem, curiosamente, benefícios para a saúde, tem propriedades anti-cancerígenas, a presença de ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios ajuda a reduzir o risco de câncer de mama.
Chá
além de hidratar e ser também rico em antioxidantes, o chá verde, por exemplo, é o mais saudável de todos, porque acelera o metabolismo e ajuda a perder peso).
Kiwi
rico em fibras e vitamina C, é ótimo para a digestão
Meloa cantaloupe
Tem vitaminas A e C, faz lindamente à pele, tem muita água, logo é hidratante, e é pouco calórica
laranja
Óptimo em forma de sumo, mas atenção: beba um copo pequeno, porque apesar de ser rico em vitamina C, tem muito açúcar e demasiadas calorias.
Pão integral
tem mais fibras e nutrientes do que os restantes, mas claro, só com manteiga de amêndoa ou com um ovo por cima!
Sem comentários:
Enviar um comentário